top of page
Buscar

Run, Forrest, run!... Há uma caixa de chocolates para cada um de nós.


ree

Este artigo não será autoral, mas majoritariamente a tradução de um post (original aqui) que li agora há pouco no Twitter. Explico: inúmeros foram os dias que atravessei como se eu estivesse tentando me maquiar num quarto sem espelhos. Produzia, pesquisava, juntava e me perguntava: será que isso vai fazer alguma diferença para alguém? Como vou sair desse quarto? Bem produzida, meramente aceitável ou parecendo um espantalho?


A mim mesma e a cada um de nós que atravessa os dias correndo atrás de sua caixa de chocolates, segue a versão brasileira do post de Billy Oppenheimer, cuja leitura me foi mais reconfortante do que uma caixa do mais perfeito chocolate que se possa supor.


No 27º dia consecutivo de filmagem de "Forrest Gump", Tom Hanks estava cansado e preocupado.


Durante uma cena no famoso banco do parque, Hanks parou e disse ao diretor Bob Zemeckis: "Ei, Bob... alguém vai se importar com esse filme? Eu não acho que alguém vá dar a mínima".


Bob respondeu: "É um campo minado, Tom. Você nunca sabe o que é bom... É um campo minado! É um maldito campo minado! Podemos estar plantando as sementes da nossa própria destruição".


Tom Hanks contou essa história depois de lhe terem perguntado: "Quando você pensa em sua carreira, qual é a primeira lembrança que lhe vem à mente?".


E ele contou essa passagem, dizendo que a frase de Zemeckis era verdadeira para todos os filmes em que trabalhou: "Não há garantia... Você nunca sabe se vai dar certo".


Primeira lição aprendida:

Hanks é o quinto ator com maior bilheteria de todos os tempos.


E ainda assim, a memória mais marcante de sua carreira é a sensação de incerteza.


O poeta John Keats escreveu: mais rara do que talento ou ética de trabalho é a capacidade de enfrentar e superar dúvidas e incertezas.


Em 1817, Keats escreveu uma carta aos seus irmãos para compartilhar essa sacada brilhante. "De repente, me ocorreu", escreveu Keats, "qual era a qualidade que formava um homem de sucesso em suas conquistas: capacidade negativa". Keats explica que "capacidade negativa" é "quando um homem é capaz de estar em incertezas, mistérios, dúvidas, sem irritantemente buscar fatos ou razões".


Segunda lição aprendida:

Aqueles que possuem capacidade negativa, que podem lidar com a incerteza, que podem passar meses ou anos no campo minado, que é trabalhar em algo sabendo que há uma possibilidade real de que ninguém se importe com isso, muitas vezes possuem outra qualidade.


Eles fazem o que fazem, não como um meio para algum fim (dinheiro, fama, prêmios, etc.), mas pelo simples fato de fazê-lo.


Quando perguntado sobre um de seus filmes que fracassou comercialmente, Hanks disse:


"Eu amei fazer aquele filme. Eu amei escrevê-lo, eu amei estar com ele. Eu amo todas as pessoas nele".


Como Ryan Holiday disse uma vez, "O trabalho tem que ser a vitória. Você controla o esforço - ele diz - não os resultados. Então, em última análise, você tem que amar fazer. Você tem que chegar a um ponto em que fazer o trabalho é a vitória e tudo o mais é extra."


"Life is like a box of chocolates: you never know what you're going to get." - Forrest Gump



 
 
 

Comentários


  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram

© 2022 by Legado Educação. Proudly created with Wix.com

bottom of page