"Accountability": que falta faz no nosso dicionário...
- Rose Bernardi
- 15 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Traduzida em Português como "responsabilidade", essa palavra, na verdade, não tem uma tradução exata para nós. Não é por isso que vamos deixar de tentar captar-lhe o sentido.

Mesmo em Inglês, se a gente buscar, vai encontrar algumas tentativas distintas de diferenciar accountability de responsibility (e, para complicar ainda mais, diferenciar ambas de ownership), o que não tornará mais simples a vida de um não nativo. Coisas da linguística.
"Quando você tem uma palavra para alguma coisa, aquilo se torna mais tangível, muito mais acessível. Seus pensamentos começam a incluir essas diferentes formas de ver e de ser". - Ella Frances Sanders, autora do livro Lost in Translation
Atrevidissimamente, vamos tentar simplificar? Accountability é a forma como uma pessoa se relaciona com a responsabilidade. No excelente artigo How Real Leaders Demonstrate Accountability, Michael Hyatt ensina que uma pessoa é accountable quando aceita a responsabilidade pelos resultados que se esperam dela, sejam bons ou ruins. Não culpa os outros, nem o ambiente externo. Ela se posiciona sempre assumindo protagonismo sobre o que poderia ter feito - ou ainda pode fazer - para mudar o resultado.
O discurso de alguém exemplarmente accountable traz em si algumas marcas inequívocas. É um discurso que sempre se fará ouvir nos momentos em que se analisam resultados de um projeto, por exemplo:
Há uma total prevalência do "eu" como sujeito das orações. Um profissional accountable não se exime das lições a serem aprendidas por si próprio qualquer que tenha sido o resultado;
Trará análises de causa e efeito precisas e específicas. A decisão X provocou Y, sem rodeios;
Não terá um tom vitimista. Profissionais accountable assumem a responsabilidade sobre suas decisões e escolhas. Incorporam as lições aprendidas por aquilo que não funcionou como se gostaria e seguem em frente, rumo à melhoria. Eles, afinal, possuem uma nítida mentalidade de crescimento;
Relatará as providências tomadas - ou apresentará as propostas - para corrigir tudo aquilo que não tenha saído conforme o desejado.
O profissional accountable se coloca como parte do problema para poder também fazer parte da solução. Não demoniza o erro, muito pelo contrário: incorpora-o em sua jornada de crescimento e o utiliza em aceleração de sua curva de aprendizagem.
É esse tipo de atitude, que - infelizmente - não encontra verbete preciso nos nossos dicionários, mas que precisa ser identificado, analisado e, principalmente, cultivado em nós mesmos.



Comentários